Aldeias do Xisto: praias fluviais com Bandeira Azul

2024-07-12

Aldeias do Xisto: praias fluviais com Bandeira Azul

Entre as mais de 50 praias fluviais localizadas nas Aldeias do Xisto, no meio de pinhais refrescantes ou no centro de pitorescas aldeias, estas 15 foram galardoadas com Bandeira Azul e convidam a retemperadores mergulhos e agradáveis piqueniques.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em possibilitar a coexistência do desenvolvimento local, a par do respeito pelo ambiente. Com esta distinção, pretende-se elevar o grau de consciencialização dos cidadãos e dos decisores para a necessidade de proteger a natureza. Nos refrescantes rios e riachos junto às Aldeias do Xisto há 15 praias que merecem este galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. Estenda a toalha e prepare-se para descobrir o interior de Portugal percorrendo as praias fluviais.

Arganil - Praia Fluvial da Cascalheira


Fica perto da sede do concelho de Arganil, e, ao longo dos anos, as margens foram alvo de requalificação, tornando-a em espaço de lazer e diversão em família. Tem um bar com esplanada, parque de merendas, chuveiros e balneários. É ainda acessível a utilizadores de mobilidade reduzida. A pouca profundidade torna-a ideal para as crianças brincarem na água. Na época balnear tem insufláveis e um caneiro em pedra onde só os mais arrojados se atrevem a saltar.

Arganil – Côja

Os vários açudes criados ao longo do Alva, logo a seguir à Ponte Medieval favorecem a prática de desportos, alguns deles radicais. As margens e a área envolvente são arborizadas por choupos e amieiros, o que permite aproveitar a sombra nos dias de maior calor. Disponibiliza um bar com esplanada, parque de merendas, uma zona infantil, chuveiros e ainda casas de banho e balneários.

Castelo Branco – Sesmo

Está rodeada por montes e vales característicos desta zona do Pinhal Interior, na aldeia do Sesmo, perto da Aldeia do Xisto de Sarzedas. A praia foi criada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza e tem todas as infraestruturas de apoio necessárias para receber os visitantes, como parque infantil, instalações sanitárias, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, parque de merendas e serviço de bar.

Góis – Peneda – Pego Escuro

Fica no centro histórico da vila e da pequena ilha em areia, a vista é magnífica para o repuxo e para a ponte Joanina de Góis. Oferece uma vasta área relvada nas margens do Rio Ceira, com boas infraestruturas de apoio, que incluem rampas de acesso e WC para pessoas com mobilidade reduzida, casas de banho públicas com chuveiros, um bar com esplanada dentro da água e parque de merendas, parque de campismo e praia infantil. Pode ainda alugar gaivotas, barcos e chapéus de sol.

Lousã – Bogueira

Perto da aldeia de Casal de Ermio, esta praia fluvial da Bogueira, a seis quilómetros da Lousã, insere-se numa paisagem deslumbrante, onde é possível usufruir da natureza em total segurança e tranquilidade. Área de lazer junto ao Rio Ceira, tem uma infraestrutura de equipamentos de apoio muito completa, incluindo até campo de jogos, mesas de piquenique e piscina fluvial para as crianças. Uma zona com prancha de saltos, parque de merendas, duches e bar de apoio com esplanada são algumas das valências que oferece. Um passadiço de madeira sobre o rio faz a ligação para a zona de relvado. As águas são ainda aproveitadas para uso de gaivotas e canoas alugadas no local.

Mação – Carvoeiro

A Praia Fluvial de Carvoeiro fica no centro da localidade de Carvoeiro, a cerca de 25 minutos de Mação. Está rodeada por pinheiros altos e verdes, longe de qualquer fonte de poluição. Tem um extenso espelho de água, bons acessos, piscina para crianças, iluminação noturna, parque de merendas, churrasqueira e uma cadeira anfíbia. Há ainda espreguiçadeiras e toldos de palha para quando o sol está mais forte.

Oleiros – Açude Pinto

Com um aproveitamento exemplar da Ribeira e das suas margens, esta praia fluvial dispõe de todas as infraestruturas necessárias para dias de lazer e calma. Com muitas sombras, relva e duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda, tem ainda zona de solário, parque infantil, parque de merendas e esplanada. O Camping de Oleiros fica muito perto e, também nas imediações, é possível praticar desporto, pescar ou conhecer alguns percursos pedestres.

Pampilhosa da Serra – Pampilhosa da Serra

É uma praia urbana que parece estar no campo. O açude foi instalado junto à ponte, no coração da vila, e transforma totalmente a localidade nos meses de verão. Os Paços do Concelho, a Igreja Matriz, e demais serviços públicos ficam nas imediações da praia, mas as imensas zonas verdes e solários ao longo das duas margens da ribeira, as vistas para as imponentes e verdejantes serras circundantes e o verdadeiro ar puro que se respira, fazem sentir verdadeiramente o campo. Com vigilância, muitas sombras, diversas pontes entre as margens e serviços de apoio variados, o espaço tem também a grande vantagem da proximidade às delícias gastronómicas da região.

Pampilhosa da Serra – Pessegueiro

Atravessada por uma ribeira de águas límpidas e cristalinas, a Aldeia do Pessegueiro e a sua praia fluvial são um postal vivo e um retrato fiel da natureza em estado puro. Nesta praia, pode usufruir de momentos de lazer e diversão no antigo lagar, hoje recuperado, e os mais ativos percorrer o Caminho do Xisto de Pessegueiro. Há parque de merendas, parque infantil, praia infantil, posto médico e chapéus de sol e espreguiçadeira para aluguer. Na época de verão há nadador-salvador.

Pampilhosa da Serra – Santa Luzia

Construída entre dois enormes rochedos, é uma das zonas paisagísticas mais deslumbrantes do concelho e de todo o território das Aldeias do Xisto. É ideal para canoagem, passeios pedestres, escalada, pesca, atividades náuticas, ou simplesmente mergulhar na piscina flutuante. Pode aproveitar a ciclovia, o circuito de manutenção, vários caminhos pedestres, um campo polidesportivo e até de um halfpipe de skate. É nesta praia que está localizado o Centro de BTT de onde pode partir à descoberta dos mais de 122 km de trilhos sinalizados, com quatro níveis de dificuldade.

Penacova – Vimieiro

Ao longo do rio Alva, espaços de beleza particular, surpreendem quem pretende um contacto mais próximo com a limpidez das águas e o verde da paisagem. Destaca-se pela envolvência, proporcionando muita tranquilidade e descanso. Além de, em 2023, ter sido eleita “Praia Fluvial do Ano”, foi ainda usada para fazer o genérico da série “Bem Vindos a Beirais” da RTP. Dispõe de restaurante e bar de apoio e zona de estacionamento. Na encosta da praia há um moinho de água e uma roda de rio que conferem ao local um ambiente pitoresco.

Penela – Louçainha

Adaptada das represas naturais da ribeira da Azenha, é motivo de orgulho das gentes do concelho de Penela. Escondido entre a serra do Espinhal, o espaço balnear tem quase lotação esgotada nos meses de verão. Exceto na zona reservada às crianças, a profundidade da área balnear, que na parte da prancha de mergulho ultrapassa os três metros, transforma-se no lugar ideal para a natação. Existe também um restaurante e bar com vista panorâmica.

Tábua – Ronqueira

Beneficiou de uma profunda requalificação na acessibilidade, sendo agora uma praia que não esquece pessoas com mobilidade reduzida, com insuficiência visual ou auditiva. Dispõe de espaços próprios para parqueamento, sanitários e balneários, cadeira anfíbia e uma plataforma elevatória para o acesso entre o nível da praia e do bar, que foi rebaixado para permitir acessibilidade a todos. A praia possui ainda bengalas, um andarilho e inclui sinalética em português, inglês e braile, bem como uma área para cães de guia e bebedouros. Tem ainda um parque de merendas, com mesas e churrasqueira.

Vila de Rei – Bostelim

Fica na fronteira entre a freguesia de Fundada e São João do Peso. Rodeada por montes ricos em biodiversidade e onde quase não se nota a presença humana, a zona balnear tem o sossego e a proximidade à natureza como nota dominante. O espaço acolhe também o Parque de Campismo Rural do Bostelim, onde tem início o percurso pedestre Rota do Bostelim de 9,5 km, entre levadas, açudes, moinhos e uma ponte centenária. A zona reservada a banhos é de excelência, especialmente para programas em família, bastante seguro para as crianças e pessoas que requeiram maiores cuidados. A área contígua à linha de água é dotada de sombras naturais e solo relvado, para o maior conforto dos utentes.

Vila de Rei – Fernandaires

Rodeada por altas montanhas, densamente arborizadas com pinheiros bravos e medronheiros e habitada por uma pequena povoação, a praia fluvial apresenta uma extensa bacia de água, proveniente da barragem de Castelo de Bode. Preservando a natureza pura que a envolve e devido à profundidade da água, este local tem uma piscina flutuante, para adultos e crianças, assim como bar, balneários e zona de estacionamento. A frescura das sombras provenientes dos pinheiros oferece aos veraneantes a oportunidade de repousar ou até mesmo fazer campismo selvagem.

VOLTAR
WhatsApp